Melasma são aquelas manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens.
Hoje existem tratamentos muito eficazes para tratamento das melanoses solares. Cauterização química, alguns tipos de peelings, luz intensa pulsada e laser são opções que podem ser consideradas, dependendo das características da pele do paciente.
Não há uma única causa definida para o melasma, mas ele está relacionado principalmente à exposição solar. Porém, o uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças e a gravidez também são fatores que propiciam o surgimento das manchas.
Melasma não tem cura, mas pode ter um bom controle. É importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta, contra luzes artificiais e também contra o calor.
Para ajudar na remoção das manchas, podem ser utilizados cremes clareadores, peelings, microagulhamento e o laser. Tudo depende da avaliação de cada paciente.